segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ganso Africano

Espécie elegante, protetora, territorial e familiar...


Casal de gansos africanos.

O Ganso Sinaleiro Africano é o resultado do cruzamento do Ganso Toulouse com o Ganso Chinês. É considerado uma das mais belas raças e criado para fins de ornamentação e guarda em residências tendo em vista que qualquer barulho ou presença de pessoa estranha ele dá sinal e corre atrás para defender seu bando e seu território, por isso o nome sinaleiro. 
Sua coloração é cinza-claro com uma risca quase preta desde a cabeça até as espáduas, podendo variar com o branco e pintados. O bico, com uma espécie de chifre grosso e sem ponta, é preto.

Vivem cerca de dezoito anos, atingindo sua maturidade sexual no primeiro ano. O macho aceita várias fêmeas e cada uma delas coloca entre 40 e 60 ovos no período de julho a dezembro. O período de incubação é em torno de 35 dias. A partir dos oito meses e até os oito anos de vida, os gansos estão aptos a procriar. Em geral, no primeiro ano, botam de 15 a 25 ovos, quantidade que pode se elevar no ano seguinte. O período de reprodução se concentra nos meses entre julho e dezembro, dependendo da região, com postura de um ovo a cada dois dias por ave. No Brasil os gansos são criados principalmente como aves ornamentais. São rústicos, adoecem pouco e vivem muito.

Dimorfismo Sexual

A diferença sexual dessa espécie pode ser notada através do "chifre" e do andar. O chifre do macho é geralmente maior do que o da fêmea, que por muitas vezes nem possui. Já o andar do macho também pode ser observado, sendo desde a juventude mais ereto do que a fêmea  mostrando toda sua autoridade em seu território. Nos primeiros meses de vida a diferenciação é quase impossível, podendo ser feita por especialista em caso de grandes necessidade.
Fêmea de coloração branca


Choco

Na fase de reprodução a fêmea busca um lugar geralmente escondido, ao abrigo do sol, chuva e de predadores. A mesma o forra com galhetos e materiais disponíveis o ninho que abrigará em torno de 8 á 13 ovos. Após em entrar em choco a fêmea fica mais agressiva e protetora, ao mesmo tempo que o macho e o resto do bando fica ao redor vigiando possíveis intrusos. Após um período de cerca de 30 a 35 dias os filhotes nascem.  Porém esse instinto materno em fase de choco pode não estar presente em algumas fêmeas, portanto pode-se utilizar para aumentar a criação de gansos outras formas de chocadeiras. Galinhas e peruas são boas opções, aceitam bem os ovos e os filhotes. Alternativas são as chocadeiras elétricas que podem facilitar na criação desta maravilhosa espécie.




AS FOTOS SÃO DE AUTORIA PRÓPRIA - SUA REPRODUÇÃO É PROIBIDA





4 comentários:

  1. Adorei Esses Animais, Lindas As Fotos!!! 8)

    ResponderExcluir
  2. meu ja fui atacado por u desses quando era novo! doeu caracas!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosos! Pena não ter uma chácara para criá-los. Em casa, meus vizinhos me dariam a conta!

    ResponderExcluir
  4. como diferenciar filhote de 1 a 2 meses de idade se é macho ou femea de cruzamentos diferente

    ResponderExcluir